A Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Lindouro Avelar, unidade certificada com o selo “UTI Eficiente”, atingiu nos últimos dias o marco de três meses com zero infecção causada por “Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica” (PAV).
Motivo de preocupação constante dos profissionais que atuam nas UTIs, a PAV é uma infecção grave que se desenvolve em pacientes que estão sendo ventilados mecanicamente por intubação traqueal ou com tubo de traqueostomia. Responsável por aumentar de forma significativa o índice de mortalidade dos pacientes internados nas Unidades de Terapia Intensiva, e por cerca da metade de todos os antibióticos usados para medicação nas unidades, a infecção é uma das patologias mais frequentes nas UTIs.
A pneumonia que, vale ressaltar, não é causada pela ventilação mecânica, que apenas predispõe a infecção, pode ocorrer normalmente 48h após a intubação endotraqueal. Bastante comum em pacientes, principalmente em estado crítico, ela geralmente se manifesta com febre, aumento da contagem de leucócitos, piora da oxigenação e aumento das secreções traqueais.
Segundo a gerente de enfermagem da linha de cuidados clínicos do Hospital Lindouro Avelar, Thais Cristhine Santos Lana Medeiros, o marco é de extrema importância e deve ser comemorado. “Atingir a marca de zero infecção de pneumonia associada à ventilação mecânica reduz o risco de morte dos nossos pacientes e, consequentemente, aumenta a sobrevida de cada um deles durante o período de internação em nossa unidade”.
E, anunciado com grande alegria pela diretoria da Instituição, o resultado, que só foi possível graças ao trabalho cuidadoso de todas as equipes, deve-se ainda ao compromisso de cada profissional em atuação no Hospital que desempenhou um papel fundamental para garantir a conquista, após a adesão de todas as medidas de prevenção e orientações de boas práticas.