Contato:  (31) 3972-5400 | Agendamento particular e convênios: (31) 3972-5454

Início » Setembro Vermelho: um alerta para os cuidados com a saúde do coração!

Setembro Vermelho: um alerta para os cuidados com a saúde do coração!

Foto: iStock

Diante da nossa responsabilidade e compromisso com a saúde, nós, do Hospital Lindouro Avelar, nos juntamos ao “Setembro Vermelho”, campanha voltada à conscientização, prevenção e tratamento das doenças cardiovasculares, uma das principais causas de mortes no mundo. Realizada durante todo este mês em comemoração ao “Dia Mundial do Coração”, data estabelecida em 2000 pela Federação Mundial do Coração, com apoio das Nações Unidas (ONU), e celebrada no próximo dia 29, a ação tem como objetivo alertar toda a população para os cuidados envolvendo a saúde do coração.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), 400 mil brasileiros perdem a vida, anualmente, em decorrência de doenças cardiovasculares. De acordo com a Entidade, a cada 90 segundos uma pessoa morre por doença cardiovascular no país, totalizando 46 óbitos por hora, números assustadores que revelam uma crise de saúde pública que não pode ser ignorada. Daí a importância da campanha em disseminar e debater dados e informações acerca dos fatores de risco e dos principais sintomas e formas de prevenção.

Para se ter uma ideia, os problemas cardiovasculares causam o dobro de mortes quando comparadas às mortes causadas por todos os tipos de câncer juntos, 2,3 vezes mais que todas as causas externas, como acidentes e violência, 3 vezes mais que doenças respiratórias e 6,5 vezes mais que todas as infecções, incluindo a aids.

E, entre algumas das principais doenças que afetam o coração, destaque para o infarto agudo do miocárdio (enfermidade popularmente conhecida como ataque cardíaco), para o Acidente Vascular Cerebral (AVC), para a insuficiência cardíaca e para a arritmia cardíaca, condição relacionada a alterações no ritmo dos batimentos cardíacos.

Fatores de risco e prevenção

Diversos elementos são considerados fatores de risco ou de suscetibilidade para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como consumo excessivo de álcool, níveis elevados de colesterol, diabetes, estresse, hipertensão, estilo de vida sedentário, obesidade e tabagismo.

Já a prevenção está diretamente relacionada à adoção de hábitos saudáveis, como, por exemplo, a prática regular de atividade física, a adoção de uma dieta equilibrada, rica em alimentos que reduzem o colesterol ruim e pobre em sal e açúcar, o gerenciamento do estresse e a busca por um ritmo de vida mais tranquilo, a abstenção ao tabagismo e a moderação no consumo de álcool, além, claro, de consultas médicas periódicas para a realização de exames e o monitoramento da saúde cardíaca.

(Foto: iStock)

Telefones

Contato:

Agendamento particular e convênios:

Pesquisar no site

Menu