A Santa Casa de Misericórdia de Lagoa Santa/Hospital Lindouro Avelar inaugurou ontem, dia 23 de agosto, uma nova unidade de enfermaria e internação. O espaço, denominado de “Leda Selmi Dei Gontijo”, em homenagem a grande artista plástica Leda Gontijo, moradora da cidade falecida em 2019, aos 104 anos, e idealizadora da Associação de Voluntárias da Santa Casa de Misericórdia de Lagoa Santa, a Assanta, recebeu 43 novos leitos.
Ampliando a partir de agora a capacidade de atendimento do Hospital, de 58 para 101 leitos, a conquista, histórica para o município e para todo o Vetor Norte, se tornou possível graças a recursos doados pelo Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais e pela Faculdade da Saúde e Ecologia Humana (Faseh).
Para o presidente da Santa Casa de Lagoa Santa, Tiago Araújo Alves, a conquista inaugura um novo momento do Hospital. “Nossa Instituição praticamente duplica sua capacidade de internação e se consolida com uma verdadeira referência em toda a região”.
Quem participou da inauguração se surpreendeu! O espaço, totalmente humanizado, preparado para acolher tanto pacientes como familiares, inclusive com mensagens positivas distribuídas por todas as paredes, foi pensado de forma a oferecer um ambiente realmente adequado às necessidades dos usuários.
No evento, presentes o Chefe do Executivo Municipal, Rogério Avelar, diversos vereadores da cidade, a juíza da Comarca de Lagoa Santa, Fabiana Gonçalves da Silva Ferreira de Melo, a promotora de justiça, Mirella Giovanetti Vieira, os interventores Paulo Pacheco de Medeiros Neto e Luiz Fernando Barreto Perez, Eduardo Antônio Codo Santos e José Carlos Alves, membros do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Pedro Coutinho, diretor da Faseh, e Natan Souza, diretor da Faseh Inspirali, o vice-presidente do Hospital, Henrique Storino, o secretário de saúde, João Paulo Silva, funcionários da Instituição, além, claro, de familiares da homenageada Leda Gontijo.
Foto: Tiago Araújo Alves, presidente da Santa Casa de Lagoa Santa, e o vice-presidente, Henrique Storino
E vale lembrar que as novidades não param por aí! Segundo Tiago, a ampliação é apenas a primeira etapa de uma grande intervenção para a qual o Hospital se prepara. Com projeto já pronto, as obras serão iniciadas em breve pelo Pronto Atendimento, porta de entrada da Instituição, e seguem a médio prazo por toda a estrutura hospitalar que passará por reformas e também por um processo de expansão.