Preparado para o atendimento de urgências e emergências, o Pronto Atendimento do Hospital Lindouro Avelar, que deu um salto de 51.960 atendimentos, em 2018, para 76.758 em 2023, funciona 24h por dia, sete dias por semana.
Oferecendo, diariamente, as especialidades de anestesiologia, clínica médica, emergencista, cirurgia geral, ortopedia e pediatria, as atividades do setor, que em breve terá ainda uma unidade de AVC agudo, com cinco leitos, conta com uma estrutura equipada com sete consultórios, sala de classificação de risco, sala de medicação (adulto e pediátrica), unidade de decisão clínica adulto e pediátrica e sala de estabilização clínica.
E além do atendimento aos quadros mais graves, de urgência e emergência, como acidentes de trânsito, fraturas, ferimentos causados por arma de fogo ou arma branca, dificuldade respiratória, convulsões e dores súbitas ou intensas, os cuidados, claro, que envolvem também situações como, por exemplo, pequenos cortes e queimaduras de baixo grau, dores de cabeça, de ouvido, de garganta e nas costas, desidratação, diarreia, infecção urinária, cólica renal, vômito, febre, pressão alta, intoxicação alimentar e dores musculares, incluindo ainda a realização de exames, quando necessários, de sangue e imagem.
Diferença entre urgência e emergência: entenda!
O conceito de urgência está relacionado a algo que aconteceu de forma inesperada e que pode levar ou não a um risco de vida. Já o conceito de emergência diz respeito à condição de saúde em que a pessoa, sob intenso sofrimento, e uma piora gradativa em seu quadro de saúde, corre de fato risco de vida. Em ambos os casos, os pacientes necessitam de assistência imediata!