Em várias cidades do país, a qualidade do ar está bastante preocupante. O problema, que tem feito o Brasil registrar uma das piores qualidades do ar do mundo, acarreta em outros que afetam milhares de pessoas, principalmente crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias: danos e/ou incontáveis ocorrências envolvendo a saúde da população.
Diante desse cenário, alguns cuidados são, segundo os médicos, de extrema importância para minimizar os problemas ou ainda evitar complicações. Então, confira aqui dicas de como se proteger e enfrentar a poluição e o tempo seco:
- Hidratação: beba bastante água ao longo do dia, mesmo sem sede.
- Alimentação: dê preferência a alimentos mais leves, como frutas, saladas e carnes grelhadas, e evite frituras e comidas pesadas.
- Atividades ao ar livre: evite praticar atividades físicas ao ar livre, principalmente, entre às 10h e às 17h.
- Uso de máscara: em situações de muita poluição, por reduzir a inalação de poluentes, o uso de máscara é bastante recomendado por especialistas. A utilização de máscaras, como a N95, por exemplo, pode filtrar até 95% das partículas do ar.
- Lavagem nasal: pelo menos uma vez ao dia, realize a limpeza do nariz com soro fisiológico. O produto ajuda a aliviar o desconforto respiratório.
- Umidificação do ambiente: use umidificadores de ambiente pela casa ou coloque vasilhas com água ou toalhas umedecidas, principalmente, nos quartos.
- Atendimento médico: em caso de desconforto respiratório, como falta de ar ou fadiga, procure imediatamente atendimento médico!