A paciente H.C.C recebeu atendimento médico adequado em todas as oportunidades que buscou auxílio do hospital. Em nenhum momento houve desassistência ou omissão de socorro, conforme o registrado no prontuário médico da paciente. O protocolo da instituição foi rigorosamente cumprido neste atendimento.
O pronto socorro da Santa Casa de Misericórdia de Lagoa Santa cumpri os prazos preconizados na classificação de risco, e neste caso não foi diferente.
Em todos os atendimentos anteriores a paciente em questão recebeu cuidados médicos, realizou exames complementares e alta com orientação.
No que tange ao mal estar apresentado pela paciente na entrada do hospital, esclarece que a mesma foi prontamente encaminhada para a sala de emergência onde recebeu atendimento por especialista em cardiologia.
Como protocolo, todos os óbitos são encaminhados para comissão de óbitos para avaliação por profissional médico habilitado.
O serviço de urgência e emergência é complexo e difícil. A Santa Casa lida com essa complexidade diariamente de forma humana, técnica e eficiente.
Atendemos 60.000 (sessenta mil) pessoas ao ano e apresentamos taxa de mortalidade inferiores ao esperado para hospitais de porte semelhante.
Executamos no ano de 2019 mais de 1.300 (Hum mil e trezentas cirurgias) com baixo índice de complicações.
Pronto socorros não são instituições imunes a óbitos. Infelizmente tal desfecho faz parte de quem lida com serviço de emergência.
A equipe do hospital é formada majoritariamente por membros da comunidade de lagoa santa e se esmera em ofertar atendimento de qualidade para todos os que nos procuram.
Entendemos que ao longo dos anos o hospital tem se tornado cada vez melhor, mas que algumas limitações físicas e estruturais exigem investimentos e contamos com a parceria do Município para que isso ocorra.
Entendemos que um centro de imagem (tomografia computadorizada) e um centro de terapia intensiva (CTI) são fundamentais para ofertar um tratamento efetivo e rápido para toda população.
Tal passo é fundamental para a melhoria contínua do serviços de saúde.
Infelizmente, o desfecho deste caso não foi o esperado por familiares nem por nossa equipe. Compartilhamos da dor da família e nos colocamos à disposição dos familiares.

Atenciosamente,

Direção da Santa Casa de Lagoa Santa