Contato:  (31) 3972-5400 | Agendamento particular e convênios: (31) 3972-5454

Início » Mpox: tudo o que você precisa saber sobre a doença, declarada pela OMS como emergência global

Mpox: tudo o que você precisa saber sobre a doença, declarada pela OMS como emergência global

O aumento no número de casos da “Mpox”, doença viral conhecida por causar feridas na pele, foi pela segunda vez em dois anos declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como emergência em saúde global. A declaração acende um importante alerta em relação à doença, que teve seu pico em 2022, principalmente em razão da nova variante: a Clado 1B, considerada mais letal do que a anterior e com poder de se propagar mais facilmente.

Descoberta em humanos na atual República Democrática do Congo, a mpox, antes chamada de varíola do macaco, é transmitida através de contatos próximos, como beijos, abraços e relações sexuais, além do contato com secreções das vias respiratórias ou das bolhas na pele da pessoa infectada. Os principais sintomas são febre, dores de cabeça e musculares, aumento de linfonodos (ínguas), cansaço, calafrios, bolhas ou feridas na pele.

As feridas, erupções em forma de bolhas ou lesões, que variam entre uma e até milhares, e que duram entre duas a quatro semanas, podem ser planas ou levemente elevadas, preenchidas com um líquido claro ou amarelado que formam crostas que, em seguida, secam e caem. Concentrando-se, principalmente, no rosto, na palma das mãos e planta dos pés, elas causam coceira e dor e podem ocorrer também em outras partes do corpo, como boca, olhos e nas regiões genitais e anais.

A orientação do Ministério da Saúde, que já anunciou a criação de um Comitê de Operação de Emergência para adotar medidas de enfrentamento à mpox, e que negocia a aquisição de 25 mil doses de vacina para imunização das pessoas com maior risco de evolução da doença, é que, em caso de suspeita, as pessoas procurem imediatamente uma unidade de saúde.

Para o presidente da Santa Casa de Lagoa Santa, o médico Tiago Araújo Alves, evitar o contato direto com pessoas com suspeita ou confirmação da doença e não compartilhar objetos de uso pessoal até o término da transmissão estão entre as principais formas de prevenção. E ressalta: “embora o risco da doença seja baixo no momento, conforme afirmou o Ministério da Saúde, estamos todos em alerta para o problema que preocupa, mas que pode ser controlado por meio de ações coordenadas e preventivas”.

 

Números da mpox no Brasil e no mundo

Em 2024, foi registrado um aumento de 160% no número de casos de mpox em países africanos. Desde janeiro, mais de 15 mil casos e 461 mortes já foram relatados no continente. No Brasil, até o momento, foram aproximadamente 700 casos notificados da variante anterior da doença (confirmados ou prováveis), número significativamente menor em comparação aos mais de 10 mil casos notificados em 2022, ano do pico da doença, que registrou em diversos países, durante a epidemia global, cerca de 140 mortes em um total de 90 mil casos.

(Imagem: QINQIE99/Shutterstock)

Telefones

Contato:

Agendamento particular e convênios:

Pesquisar no site

Menu