Um caso realizado na Santa Casa de Misericórdia de Lagoa Santa foi apresentado pelo médico Rodrigo Mitre Cotta no 44º Congresso Brasileiro de Cirurgia da Mão/17º Congresso Brasileiro de Reabilitação da Mão, evento ocorrido em Florianópolis, Santa Catarina, nos últimos dias.
A apresentação feita pelo profissional durante o evento tratou-se do relato de uma policização do polegar, uma técnica realizada quando um paciente não possui um polegar funcional. Por meio dela, é amputado o polegar chamado de hipoplásico (polegar com alteração em seu desenvolvimento) e criado então um novo a partir do dedo indicador. Ou seja, através de uma intervenção cirúrgica, o indicador é transformado em um novo polegar.
A técnica de policização do polegar realizada por Rodrigo foi necessária devido a polidactilia de dedos longos, uma condição rara que pode afetar a funcionalidade da mão e interferir na qualidade de vida de um indivíduo. O paciente atendido e tratado na Santa Casa de Lagoa Santa, uma criança de dois anos, com um dedo extra numérico em ambas as mãos, apresentava um polegar não funcional, insensível e imóvel, que o impossibilitava de realizar as atividades diárias.
Mas, daqui para a frente, após a cirurgia, possivelmente, não mais! O resultado do procedimento, extremamente satisfatório, se deu, segundo Rodrigo, principalmente pelo fato do paciente ser ainda criança e ter tido a oportunidade de passar pela intervenção em um momento ideal. A pouca idade, de acordo com o médico, contribuiu e irá contribuir não só para a recuperação, mas também para a adaptação dos novos movimentos do paciente que segue agora sendo assistido pela equipe médica do Hospital que acompanhará sua evolução.
Quem é Rodrigo Mitre Cotta?
Formado pela Faculdade de Medicina de Barbacena em 2015, Rodrigo Mitre Cotta é especialista em ortopedia e traumatologia, pela Santa Casa de Belo Horizonte, e também em cirurgia de mão e microcirurgia pelo Hospital São Francisco de Assis. Na Santa Casa de Lagoa Santa desde 2022, é mais um profissional em atuação na Instituição que engradece o nome do Hospital e que oferece aos usuários, com sua competência e qualificação, tratamento de ponta.