O Hospital Lindouro Avelar recebeu mais um reconhecimento de grande importância. Dessa vez, o “Selo AMIB”, certificação concedida pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), atestando que ALA 3 do Hospital (Unidade de Terapia Intensiva – UTI) gerencia seus indicadores de qualidade e desempenho em consonância com a Resolução da Diretoria Colegiada nº 7 da ANVISA (RDC-7), de 24 de fevereiro de 2010, através do Epimed Monitor UTI Adulto, sistema que contribui para a melhoria da qualidade da medicina intensiva e para a segurança dos pacientes no Brasil.
Os sistemas Epimed são ferramentas tecnológicas desenvolvidas para ajudar os hospitais a realizarem a gestão de informações clínicas e epidemiológicas com base em dados. Contribuindo para o aumento do desempenho dos hospitais, ajudam, por exemplo, a conhecer melhor o perfil dos pacientes e a reduzir custos associados a infecções, melhorando assim a eficiência do atendimento hospitalar, a segurança e a experiência dos usuários e a prestação dos cuidados à saúde.
Já reconhecida por seus bons resultados e por sua baixa taxa de mortalidade em um seleto grupo de 158 UTIs em um universo de mais de 1.800 avaliadas com o “Selo UTI Eficiente”, a Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Lindouro Avelar tem se destacado, graças ao trabalho de toda a sua equipe, por seus serviços prestados, cada vez melhores e mais promissores. E tudo isso com um aumento significativo no número de atendimentos, que deu um salto de 89 em 2020 para 2.976 em 2023.
Todas as conquistas, incluindo ainda o marco de três meses de zero infecção causada por “Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica” (PAV), alcançado nos últimos dias, reforçam o compromisso da Instituição em oferecer o melhor atendimento aos pacientes e o de seguir aprimorando sua atuação como Hospital referência no Vetor Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte.