Além de um setor de laboratório voltado às atividades de análises clínicas, visando a agilidade dos diagnósticos e/ou a confirmação de alguma patologia, o Hospital Lindouro Avelar conta ainda, para quem não sabe, com um “Centro de Imagem” que oferece diversos tipos de exames à população.
Por meio da atuação de uma equipe multiprofissional, formada por médicos, técnicos em radiologia e enfermeiros, e uma estrutura composta por equipamentos de alta tecnologia e qualidade, são oferecidos os exames de radiografia (raios X), tomografia computadorizada, ultrassonografia, ecocardiograma, endoscopia digestiva, colonoscopia e Doppler venoso e arterial (Duplex Scan).
No ano passado, 2023, foram mais de 30 mil exames realizados, números que nos próximos meses tendem a aumentar cada dia mais. Muito em breve, o Hospital Lindouro Avelar passará a oferecer à população também os exames de ressonância magnética!
Conheça cada um dos procedimentos oferecidos pelo Hospital
– Raios X: o exame de raio-X é um procedimento utilizado para captar imagens internas de diferentes partes do corpo. Rápido e indolor, tem poucas contraindicações e auxilia no diagnóstico de uma série de lesões e patologias. Funcionando a partir de uma tecnologia mais simples e de menor custo, ajuda a detectar problemas como fraturas, luxações, calcificações, tuberculose, hérnia de disco, artrose e sinusite entre inúmeros outros.
– Tomografia computadorizada: pode-se entender o exame de tomografia como uma evolução do raio X. Enquanto o raio X coleta apenas uma radiografia por vez, permitindo o estudo da área a partir de um único ponto de vista, o aparelho gera imagens mais sofisticadas e em melhor definição a partir de centenas de pontos de vista em um único exame. Além de indolor, é um exame não invasivo, capaz de diagnosticar tumores benignos e malignos, AVC, edemas cerebrais, hemorragias e, até mesmo, pequenos nódulos.
– Ultrassonografia: a ultrassonografia é um exame que utiliza ondas sonoras para gerar imagens do corpo humano. É um método muito utilizado para o acompanhamento de pré-natal e para a avaliação de estruturas de partes moles, como, por exemplo, coração, fígado, vesícula, baço, pâncreas, rins bexiga, útero e ovários. Também utilizada para guiar algumas intervenções, como biópsias e cirurgias, a ultrassonografia permite aos médicos o diagnóstico de uma variedade de condições, advindas de sintomas como dores, inchaços e infecções.
– Ecocardiograma: o ecocardiograma ou ecocardiografia é um ultrassom do coração. O exame auxilia na avaliação de algumas características do órgão, como morfológicas (tamanho, aparência, espessura e formato), capacidade de funcionamento e fluxo sanguíneo. Sua realização ajuda a detectar uma série de condições e doenças. Os principais alvos do procedimento são pacientes diagnosticados com doenças cardíacas (cardiovasculares crônicas, hipertensão e diabetes) ou que tenham histórico de casos na família.
– Endoscopia digestiva: realizada por meio de um tubo flexível, conhecido como endoscópico, com um chip e uma câmera que captura imagens do sistema digestivo, a endoscopia é um procedimento utilizado para examinar o trato digestório de um paciente. O exame avalia a parte superior do tubo digestório, incluindo esôfago, estômago e a porção inicial do duodeno, a fim de identificar doenças como gastrite, tumores, sangramentos, hérnia de hiato, esofagite e até estágios iniciais do câncer de estômago. É um dos procedimentos mais comuns e eficazes na identificação de doenças do aparelho digestivo.
– Colonoscopia: a colonoscopia é um exame permite a visualização de todo o intestino grosso, além da parte final do intestino delgado, por meio de um aparelho flexível com iluminação e uma câmera na extremidade. O procedimento é recomendado a pacientes que apresentam sintomas de origem intestinal, como sangramento nas fezes, diarreia, intestino preso e dor abdominal. Outra indicação do exame, extremamente eficaz no diagnóstico de úlcera, tumores, lesões e até mesmo o câncer de cólon, é para a prevenção do câncer de intestino, mesmo para pessoas sem sintomas.
– Doppler venoso e arterial: Doppler é uma técnica especial de ultrassom que permite ao médico ver e avaliar o fluxo sanguíneo através das artérias e veias do corpo. As imagens com efeito Doppler são recomendadas principalmente para avaliação do fluxo sanguíneo, tumores e malformações linfáticas congênitas e redução ou ausência do fluxo sanguíneo em determinados órgãos, como testículos ou ovário.