O Hospital Lindouro Avelar, por seus representantes legais, vem por meio deste esclarecer sobre informação veiculada nas redes sociais a respeito do óbito da paciente L.S.J, sexo feminino, que deu entrada nesta Instituição no dia 21/06/2020.

Inicialmente, externamos nossas condolências à família e pessoas próximas da paciente, que não resistiu as complicações ocasionadas por uma doença aguda grave, falecendo pouco tempo após ser admitida no Hospital. Registra-se que, todo o suporte e assistência médica, dentro da capacidade da Instituição, foi dispendido a paciente, bem como orientação aos familiares.

A paciente em questão apresentava sintomas que caracterizaram, conforme avaliação médica, uma Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Assim, em conformidade com o protocolo do Ministério da Saúde e do Hospital, o caso foi notificado como suspeito para COVID-19 e coletado swab RT-PCR para COVID-19, cujo resultado ainda não foi disponibilizado. Destaca-se que outros diagnósticos também foram apontados, conforme descritos na declaração de óbito e no prontuário médico.

Importante esclarecer que, ao contrário do que se veicula de forma leiga ou maliciosa, o teste rápido sorológico (IgM e IgG) para COVID-19 não descarta, nesta situação, o diagnóstico de COVID-19. Em função disso, esse óbito foi classificado como em investigação para COVID-19, visto que não era possível, naquele momento, descartar com segurança esse diagnóstico. Tal informação, a pedido da família, foi compartilhada com o Instituto Médico Legal (IML) que corroborou com a decisão que já havia sido tomada pela equipe médica do Hospital.

Diante desta situação e, principalmente, em função do país já contabilizar mais de 50.000 vidas brasileiras perdidas em decorrência desta doença, a observância dos protocolos e determinações do Ministério da Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde é imprescindível para manutenção da segurança de todos. Não é possível desviar da boa conduta e expor pessoas saudáveis a uma doença tão grave, em função disso, o velório e o enterro foram realizados com as restrições impostas aos casos suspeitos e confirmados de Covid-19. Por maior que seja o desconforto gerado aos familiares e conhecidos, em um momento tão difícil, tais medidas visaram preservar a saúde e vida de todos.

O hospital Lindouro Avelar, esclarece também que, por meio de seu corpo clínico e equipe assistencial, tem se esforçado em atender os pacientes com síndrome gripal em ambiente individualizado e com todo suporte possível. Em função de todo esse empenho, até o momento, 4 (quatro) colaboradores já testaram positivos para COVID-19, o que só reforça o compromisso e doação destes para preservar a vida dos que buscam nossa instituição.

Oportunamente, a Instituição requer ser tratada com respeito, juntamente com os seus mais de 300 colaboradores que diariamente arriscam suas vidas pelo bem da coletividade. É lamentável ter que abordar questões tão específicas para rebater interpretações equivocadas.

Por fim, o Hospital tem ciência que as discussões acerca do tema COVID-19 são tanto sobre saúde pública quanto políticas. Em relação a essa última seara, a Instituição não irá adentrar, pois possui um compromisso em bem atender a população de Lagoa Santa, dentro de sua capacidade técnica. A Instituição respeita a todos, principalmente a esfera privada de seus pacientes. Mais uma vez, externamos nossos sentimentos a essa família que perdeu um ente querido e reafirmamos que não compartilhamos notícias falsas (fake News).

Outrossim, mantendo a transparência que sempre permeia as ações do Hospital Lindouro Avelar, tão logo o resultado do exame, que foi encaminhado para a Fundação Ezequiel Dias (FUNED) seja disponibilizado, será atualizado o boletim informativo deste óbito que se encontra em investigação.

Atenciosamente,
Lagoa Santa (MG), 24 de junho de 2020.
Diretoria Hospital Lindouro Avelar (HLA/SCLS)